segunda-feira, 23 de março de 2020

EE PRESIDENTE TANCREDO NEVES

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
6º A, B e C 

PLANO DE ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS NO ISOLAMENTO SOCIAL
6ºS ANOS A – B – C   /   LÍNGUA PORTUGUESA

Olá meus queridos alunos e alunas ! Estamos todos em um grande esforço para que não tenham tanto prejuízo com a falta das aulas presenciais, mas precisamos que vocês também tenham muito compromisso com a aprendizagem.
Abaixo algumas atividades que vocês precisam se empenhar para fazer.
Procurem um lugar calmo e organizado e separe pelo menos uma hora todo dia para os seus estudos.
Vamos lá ! Sabemos que vocês darão um show !!  E se precisarem estaremos via facebook para ajudá-los.


LEITURA

1)    Escolha um texto de sua preferência, leia e grave a sua leitura, não precisa filmar, apenas grave você lendo. Ouça a sua gravação e refaça caso perceba que não está adequada.
Siga o seguinte roteiro: Comece a gravação dizendo o seu nome, sua série e a data da gravação e em seguida comece a ler, finalize a gravação. Guarde as gravações para posterior análise da professora.

Repita essa atividade com os seguintes gêneros de textos: uma notícia, um conto, uma história em quadrinhos, uma fábula, um classificado e uma receita culinária. Você vai encontrar esses textos facilmente na apostila ou no livro didático.
Faça pelo menos uma atividade de leitura por dia. Você pode alterar os dias, não precisa seguir à risca esse cronograma, mas se deixar de fazer alguma atividade, você deverá colocar em dia, para que ao final do isolamento social todas as atividades estejam realizadas. Certo ?

Por exemplo:
a)    dia 23.03. – a notícia
b)    dia 24.03. – o conto
c)    dia 25.03. - a história em quadrinhos
d)    dia 26.03. – a fábula
e)    dia 27.03. – o classificado (vende, aluga, empresta ou compra)
f)     dia 30.03. – receita culinária


PRODUÇÃO DE TEXTO

1)    Produza o seu diário: escreva diariamente como tem sido o seu dia a dia por causa do isolamento social provocado pelo Coronavírus. Faça isso a partir do dia 23.03. e guarde essas informações. Você pode escrever no próprio caderno de língua portuguesa. Não vá sair de casa para comprar nada !
Conte como você e sua família tem se comportado diante desse cenário de Coronavírus, como tem sido as conversas em casa, o quem tem assistido na televisão, quem faz os afazeres domésticos, as brincadeiras, se tiveram visitas ou se conhece alguém que pegou essa gripe. Todos os dias ta !?
Vamos lá, conte-nos tudo, lembre-se dos detalhes, diga também como você se sente e como a sua família está se virando. Esse diário ficará pronto somente quando retornarmos às aulas e virará um documento incrível sobre como as crianças sobreviveram ao Covid-19.

2)    Produza uma história em quadrinhos seguindo as orientações de prevenção a contaminação com o Coronavírus. Faça desenhos, pinte, use os balões para os diálogos e lembre-se do uso correto da pontuação. É a sua oportunidade para criar uma linda história de cooperação, solidariedade e amor ao próximo. Veja os balões na apostila, nas páginas 16 e 18.  Você pode e deve também pesquisar na internet. Tenho certeza de que vocês vão arrasar !!!


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1)    Leia o cartaz abaixo com bastante atenção e responda perguntas:


2)    Qual o principal objetivo desse cartaz?
3)    Quais são as providências que devem ser tomadas caso haja caso suspeito de coronavírus?
4)    Os casos graves devem fazer o quê?
5)    Quais são os principais cuidados para se prevenir do Coronavírus?
6)    No trecho: Caso suspeito deve utilizar máscara cirúrgica e quarto privativo;  O uso do sinal ponto e vírgula ( ; )   no final da frase representa o quê?
7)    Na frase: “Higienização adequada das mãos.” A palavra grifada pode ser substituída por um adjetivo que não mude o seu sentido. Reescreva a frase substituindo a palavra higienização.


UM ABRAÇO CARINHOSO EM TODOS VOCÊS 
Profªs Andreia Generosa e Simone Pereira (13) 997488490

Um comentário:

  1. Meus queridos, estamos atentos, qualquer dúvida enviem por aqui, que nós ajudaremos. Abraços Virtuais.

    ResponderExcluir