EE PRESIDENTE TANCREDO NEVES
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
6º A, B e C
PLANO DE ATIVIDADES PARA
SEREM DESENVOLVIDAS NO ISOLAMENTO SOCIAL
6ºS ANOS A – B – C / LÍNGUA PORTUGUESA
Olá
meus queridos alunos e alunas ! Estamos todos em um grande esforço para que não
tenham tanto prejuízo com a falta das aulas presenciais, mas precisamos que
vocês também tenham muito compromisso com a aprendizagem.
Abaixo
algumas atividades que vocês precisam se empenhar para fazer.
Procurem
um lugar calmo e organizado e separe pelo menos uma hora todo dia para os seus
estudos.
Vamos
lá ! Sabemos que vocês darão um show !!
E se precisarem estaremos via facebook para ajudá-los.
LEITURA
1) Escolha um texto de sua preferência,
leia e grave a sua leitura, não precisa filmar, apenas grave você lendo. Ouça a
sua gravação e refaça caso perceba que não está adequada.
Siga o seguinte roteiro: Comece a
gravação dizendo o seu nome, sua série e a data da gravação e em seguida comece
a ler, finalize a gravação. Guarde as gravações para posterior análise da
professora.
Repita essa atividade com os seguintes gêneros
de textos: uma notícia, um conto, uma história em quadrinhos, uma fábula, um
classificado e uma receita culinária. Você vai encontrar esses textos
facilmente na apostila ou no livro didático.
Faça pelo menos uma atividade de leitura
por dia. Você pode alterar os dias, não precisa seguir à risca esse cronograma,
mas se deixar de fazer alguma atividade, você deverá colocar em dia, para que
ao final do isolamento social todas as atividades estejam realizadas. Certo ?
Por exemplo:
a)
dia
23.03. – a notícia
b)
dia
24.03. – o conto
c)
dia
25.03. - a história em quadrinhos
d)
dia
26.03. – a fábula
e)
dia
27.03. – o classificado (vende, aluga, empresta ou compra)
f)
dia
30.03. – receita culinária
PRODUÇÃO
DE TEXTO
1) Produza
o seu diário: escreva
diariamente como tem sido o seu dia a dia por causa do isolamento social
provocado pelo Coronavírus. Faça isso a partir do dia 23.03. e guarde essas
informações. Você pode escrever no próprio caderno de língua portuguesa. Não vá
sair de casa para comprar nada !
Conte
como você e sua família tem se comportado diante desse cenário de Coronavírus,
como tem sido as conversas em casa, o quem tem assistido na televisão, quem faz
os afazeres domésticos, as brincadeiras, se tiveram visitas ou se conhece
alguém que pegou essa gripe. Todos os dias ta !?
Vamos lá,
conte-nos tudo, lembre-se dos detalhes, diga também como você se sente e como a
sua família está se virando. Esse diário ficará pronto somente quando
retornarmos às aulas e virará um documento incrível sobre como as crianças
sobreviveram ao Covid-19.
2) Produza uma história em quadrinhos
seguindo as orientações de prevenção a contaminação com o Coronavírus. Faça
desenhos, pinte, use os balões para os diálogos e lembre-se do uso correto da
pontuação. É a sua oportunidade para criar uma linda história de cooperação,
solidariedade e amor ao próximo. Veja os balões na apostila, nas páginas 16 e
18. Você pode e deve também pesquisar na
internet. Tenho certeza de que vocês vão arrasar !!!
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1)
Leia
o cartaz abaixo com bastante atenção e responda perguntas:
2)
Qual
o principal objetivo desse cartaz?
3)
Quais
são as providências que devem ser tomadas caso haja caso suspeito de
coronavírus?
4)
Os
casos graves devem fazer o quê?
5)
Quais
são os principais cuidados para se prevenir do Coronavírus?
6)
No
trecho: Caso suspeito deve utilizar
máscara cirúrgica e quarto privativo; O
uso do sinal ponto e vírgula ( ; )
no final da frase representa o quê?
7)
Na
frase: “Higienização adequada
das mãos.” A palavra grifada pode ser substituída por um adjetivo que não mude
o seu sentido. Reescreva a frase substituindo a palavra higienização.
UM ABRAÇO
CARINHOSO EM TODOS VOCÊS
Profªs
Andreia Generosa e Simone Pereira (13) 997488490
Meus queridos, estamos atentos, qualquer dúvida enviem por aqui, que nós ajudaremos. Abraços Virtuais.
ResponderExcluir