Análise sistemática dos resultados das avaliações dos alunos
Indicadores de desempenho da escola:
ENSINO
FUNDAMENTAL I
|
||||
ANO
|
Taxa
de Aprovação (%)
|
Taxa
de Reprovação (%)
|
Taxa
de Abandono (%)
|
Taxa
de Transferência (%)
|
2013
|
72,2
|
12,9
|
1,2
|
13,7
|
ENSINO
FUNDAMENTAL II
|
||||
ANO
|
Taxa
de Aprovação (%)
|
Taxa
de Reprovação (%)
|
Taxa
de Abandono (%)
|
Taxa
de Transferência (%)
|
2011
|
71,5
|
10
|
1,5
|
17
|
2012
|
73,2
|
9,2
|
2,5
|
15,1
|
2013
|
66,1
|
9,5
|
4,5
|
19,9
|
ENSINO
MÉDIO
|
||||
ANO
|
Taxa
de Aprovação (%)
|
Taxa
de Reprovação (%)
|
Taxa
de Abandono (%)
|
Taxa
de Transferência (%)
|
2011
|
58,6
|
20,3
|
14,8
|
6,3
|
2012
|
62,2
|
13,3
|
12,2
|
13,3
|
2013
|
63,6
|
20,5
|
3
|
12,9
|
ENSINO
MÉDIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
||||
ANO
|
Taxa
de Aprovação (%)
|
Taxa
de Reprovação (%)
|
Taxa
de Abandono (%)
|
Taxa
de Transferência (%)
|
2011/1ºSemestre
|
69,2
|
5,8
|
24,3
|
0,7
|
2011/2ºSemestre
|
65,2
|
10,4
|
22,6
|
1,8
|
2012/1ºSemestre
|
66,7
|
6,8
|
25,8
|
0,4
|
2012/2ºSemestre
|
60,6
|
16,5
|
22
|
0,8
|
2013/1ºSemestre
|
61,8
|
9,8
|
21,9
|
6,5
|
2013/2ºSemestre
|
65,2
|
29,7
|
0
|
5,1
|
Escola de Tempo Integral
A
Escola de Tempo Integral vem contribuindo para uma mudança em toda a
comunidade. Estamos buscando uma formação completa de nossos educandos e
percebemos que os mesmos levam para casa essas ideias.
Desenvolvemos um trabalho que vem
sendo concretizado na formação de uma educação integral de qualidade. Nossa
preocupação é também com a formação dos professores através da interferência
dos gestores na atuação de todos, tendo como foco a melhoria do processo de
aprendizagem.
Enfatizamos o protagonismo juvenil com
o auxílio do “Game SuperAção Jovem”, programa do Instituto Ayrton Senna, que completa o desenvolvimento do educando na
sua formação como cidadão participante e atuante.
Nosso
principal objetivo é promover o contato direto dos pais com os filhos no
ambiente escolar, demonstrando através de ações diversificadas a importância do
conjunto família-escola, no desenvolvimento de um jovem dinâmico e
participativo, que possa efetivamente atuar no imenso desafio de fazer nosso
país mais rico, mais justo, mais solidário e com menos desigualdades.
Com a proposta da Escola de Tempo
Integral em se ter os alunos por um maior período de permanência na unidade
escolar, possibilita uma série de ações que geram resultados positivos,
principalmente no desenvolvimento das áreas de leitura e escrita e também
alguns avanços de aprendizagem em termos lógicos matemáticos.
Ensino Médio – Noturno
Com
base nos resultados do ensino médio regular é possível notar que as taxas de
reprovação tiveram um aumento de 7,2% no último ano, mas os índices de abandono
tiveram uma queda de 9,2% e os índices de aprovação com aumento de
aproximadamente 1,4%.
Apesar
de ainda ser um valor elevado, nota-se uma melhora em relação ao triênio
2011-2013, indicando que o fator adequação ao novo currículo começa a ocorrer
de modo mais efetivo e positivo, pois os docentes têm sido constantemente
orientados e acompanhados pela equipe gestora.
Alguns
trabalhos realizados através de projetos internos como a Feira Literária
(FLITT) e outros programas propostos pela SEE, como por exemplo, “Cultura é
Currículo” contribuíram enormemente para o crescimento efetivo dos alunos, pois
foi possível contextualizar o conhecimento linguístico-científico em várias
disciplinas.
Apesar
das ações acima descritas, percebemos que certos fatores ainda influenciam nos
índices de reprovação e abandono, como a falta de uma maior
participação dos pais com a comunidade escolar.
Nosso principal objetivo é mudar
esse quadro através de planos de ação que busquem o maior interesse,
participação e responsabilidade de toda a Comunidade Escolar.
Com relação a Educação de Jovens e
Adultos, o fato do alunado fazer parte de uma faixa etária onde a maioridade
permite a tomada de decisões de modo mais independente, aliado a inserção de
grande parte deles no mercado de trabalho, traz ao mesmo tempo grande interesse
pelos estudos para a conclusão do ensino médio por motivos profissionais e a
evasão pela dificuldade de conciliação entre as duas atividades.
Para os próximos anos estaremos
focando ainda mais o trabalho coletivo e diferenciado com o currículo estadual
e desenvolvendo uma dinâmica que estimule a participação significativa dos
alunos.
Uma formação integral se faz
necessária e a permanência efetiva dos docentes na escola será a nossa meta.
A
Unidade Escolar identificou como uma razão primordial à frequência irregular, a
falta de comprometimento de alguns pais em relação a seus filhos no sentido de
cobrar a sua frequência escolar. Como medida para regularizar as presenças, a
escola primeiramente entra em contato com os responsáveis através de
telefonemas, convocando-os para que tomem ciência da situação do aluno e das
possíveis consequências. Caso os contatos telefônicos não surtam efeito, são
enviadas cartas registradas e/ou telegramas. Se mesmo assim não se obtiver
respostas nas tentativas, será designado um funcionário da UE para visita ao
endereço dos responsáveis a fim de entregar a notificação pessoalmente.
Esgotadas todas as possibilidades de comunicação e permanecendo a situação
irregular do aluno faltoso, o caso será encaminhado ao Conselho Tutelar e Vara
da Infância e Juventude, conforme determina a legislação vigente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário