sábado, 14 de junho de 2014

Desempenho da escola nos três últimos anos

Análise sistemática dos resultados das avaliações dos alunos


Indicadores de desempenho da escola:




ENSINO FUNDAMENTAL I

ANO

Taxa de Aprovação (%)

Taxa de Reprovação (%)

Taxa de Abandono (%)

Taxa de Transferência (%)

2013

72,2

12,9

1,2

13,7




ENSINO FUNDAMENTAL II

ANO

Taxa de Aprovação (%)

Taxa de Reprovação (%)

Taxa de Abandono (%)

Taxa de Transferência (%)

2011

71,5

10

1,5

17

2012

73,2

9,2

2,5

15,1

2013

66,1

9,5

4,5

19,9




ENSINO MÉDIO

ANO

Taxa de Aprovação (%)

Taxa de Reprovação (%)

Taxa de Abandono (%)

Taxa de Transferência (%)

2011

58,6

20,3

14,8

6,3

2012

62,2

13,3

12,2

13,3

2013

63,6

20,5

3

12,9




ENSINO MÉDIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ANO

Taxa de Aprovação (%)

Taxa de Reprovação (%)

Taxa de Abandono (%)

Taxa de Transferência (%)

2011/1ºSemestre

69,2

5,8

24,3

0,7

2011/2ºSemestre

65,2

10,4

22,6

1,8

2012/1ºSemestre

66,7

6,8

25,8

0,4

2012/2ºSemestre

60,6

16,5

22

0,8

2013/1ºSemestre

61,8

9,8

21,9

6,5

2013/2ºSemestre

65,2

29,7

0

5,1



Escola de Tempo Integral


A Escola de Tempo Integral vem contribuindo para uma mudança em toda a comunidade. Estamos buscando uma formação completa de nossos educandos e percebemos que os mesmos levam para casa essas ideias.
Desenvolvemos um trabalho que vem sendo concretizado na formação de uma educação integral de qualidade. Nossa preocupação é também com a formação dos professores através da interferência dos gestores na atuação de todos, tendo como foco a melhoria do processo de aprendizagem.
Enfatizamos o protagonismo juvenil com o auxílio do “Game SuperAção Jovem”, programa do Instituto Ayrton Senna,  que completa o desenvolvimento do educando na sua formação como cidadão participante e atuante.
Nosso principal objetivo é promover o contato direto dos pais com os filhos no ambiente escolar, demonstrando através de ações diversificadas a importância do conjunto família-escola, no desenvolvimento de um jovem dinâmico e participativo, que possa efetivamente atuar no imenso desafio de fazer nosso país mais rico, mais justo, mais solidário e com menos desigualdades.
Com a proposta da Escola de Tempo Integral em se ter os alunos por um maior período de permanência na unidade escolar, possibilita uma série de ações que geram resultados positivos, principalmente no desenvolvimento das áreas de leitura e escrita e também alguns avanços de aprendizagem em termos lógicos matemáticos.



Ensino Médio – Noturno


Com base nos resultados do ensino médio regular é possível notar que as taxas de reprovação tiveram um aumento de 7,2% no último ano, mas os índices de abandono tiveram uma queda de 9,2% e os índices de aprovação com aumento de aproximadamente 1,4%.
Apesar de ainda ser um valor elevado, nota-se uma melhora em relação ao triênio 2011-2013, indicando que o fator adequação ao novo currículo começa a ocorrer de modo mais efetivo e positivo, pois os docentes têm sido constantemente orientados e acompanhados pela equipe gestora.
Alguns trabalhos realizados através de projetos internos como a Feira Literária (FLITT) e outros programas propostos pela SEE, como por exemplo, “Cultura é Currículo” contribuíram enormemente para o crescimento efetivo dos alunos, pois foi possível contextualizar o conhecimento linguístico-científico em várias disciplinas.
Apesar das ações acima descritas, percebemos que certos fatores ainda influenciam nos índices de reprovação e abandono, como a falta de uma maior participação dos pais com a comunidade escolar.
Nosso principal objetivo é mudar esse quadro através de planos de ação que busquem o maior interesse, participação e responsabilidade de toda a Comunidade Escolar.
Com relação a Educação de Jovens e Adultos, o fato do alunado fazer parte de uma faixa etária onde a maioridade permite a tomada de decisões de modo mais independente, aliado a inserção de grande parte deles no mercado de trabalho, traz ao mesmo tempo grande interesse pelos estudos para a conclusão do ensino médio por motivos profissionais e a evasão pela dificuldade de conciliação entre as duas atividades.
Para os próximos anos estaremos focando ainda mais o trabalho coletivo e diferenciado com o currículo estadual e desenvolvendo uma dinâmica que estimule a participação significativa dos alunos.
Uma formação integral se faz necessária e a permanência efetiva dos docentes na escola será a nossa meta.


 Identificação junto aos alunos das razões para a frequência irregular às aulas


            A Unidade Escolar identificou como uma razão primordial à frequência irregular, a falta de comprometimento de alguns pais em relação a seus filhos no sentido de cobrar a sua frequência escolar. Como medida para regularizar as presenças, a escola primeiramente entra em contato com os responsáveis através de telefonemas, convocando-os para que tomem ciência da situação do aluno e das possíveis consequências. Caso os contatos telefônicos não surtam efeito, são enviadas cartas registradas e/ou telegramas. Se mesmo assim não se obtiver respostas nas tentativas, será designado um funcionário da UE para visita ao endereço dos responsáveis a fim de entregar a notificação pessoalmente. Esgotadas todas as possibilidades de comunicação e permanecendo a situação irregular do aluno faltoso, o caso será encaminhado ao Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude, conforme determina a legislação vigente.

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