sábado, 14 de junho de 2014

Plano Gestão 2011-2014 (Parte III)

Linhas Básicas do Projeto Pedagógico da Escola


O Projeto Político Pedagógico será implantado, devendo ser acompanhado de perto pela equipe gestora da Unidade Escolar.
Esse acompanhamento se dará durante as Reuniões de ATPC, principalmente, por esse ser um espaço privilegiado, em que os professores podem estar juntos, conversar e compartilhar ideias.
Além dessas reuniões, serão realizados encontros periódicos com a presença dos pais, alunos e professores, para que se coloquem sobre os problemas enfrentados e proponham maneiras de resolvê-los.
Outra maneira de acompanharmos os resultados serão as opiniões que poderão ser passadas por escrito, pelos diversos envolvidos, para a equipe gestora. Através delas poderemos elaborar levantamentos estatísticos, que nos ajudem a melhorar a prática diária.
E o mais importante e melhor acompanhamento será a observação diária do cotidiano escolar pela equipe gestora, que poderá fazer as interferências em tempo real.
O dia-a-dia da escola é o momento mais rico e de maior integração entre as pessoas, é nele que percebemos as reais necessidades dos alunos e demais atores do processo educacional.
Nas reuniões de ATPC e em outras que serão realizadas, teremos um momento para trabalhar as emoções, as diferenças, conscientizar, relaxar, informar, tudo isso através de textos e dinâmicas variadas.
Mas é no cotidiano que a troca realmente acontece e por ser, diária e constante, temos que incentivá-la e até mesmo direcioná-la quando necessário.
Outro procedimento essencial para que possamos acompanhar as ações, é o incentivo às práticas que apresentarem resultados satisfatórios, sempre que o professor se sente incentivado ele sentirá liberdade para mostrar suas realizações, não só para coordenação e/ou direção como também para seus colegas.
Se pudermos ter essa divulgação de ações positivas no cotidiano escolar, estaremos abrindo espaço para que interferências sejam feitas e aceitas com maior facilidade pelos professores.
Pretendemos estabelecer uma relação de confiança entre todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, pois se essa confiança se instalar, o trabalho não só flui muito melhor, como todas as partes tendem a aceitar as contribuições que possam surgir dos vários lados.
A educação não acontece apenas dentro da sala de aula e sim também, no ambiente escolar. Ela se processa muito mais no todo da escola, do que em determinados ambientes fechados e escondidos.
Para que se obtenha o sucesso esperado é necessário que todos estejam engajados, de fato, na construção de um ambiente acolhedor e educativo, onde cada um assuma o seu papel, mas não deixe de se preocupar com o outro.
Precisamos estar, sempre que possível, pensando em ajudar. Se todos caminharem rumo ao mesmo objetivo, que é uma educação de qualidade, chegaremos até ele com maior rapidez e menor desgaste físico, mental e emocional. Sendo esse desgaste menor, principalmente, para o maior interessado que é o aluno.


Descrição Analítica dos Principais Processos de Gestão, seus Desafios e Relação entre estes e os Resultados de Aprendizagem dos Alunos


O ponto de partida para a construção do Projeto Pedagógico são as dificuldades que a escola tem enfrentando ao longo do seu caminho. Sendo esses problemas a não participação dos pais na vida escolar de seus filhos, a dificuldade em ler, escrever e interpretar por parte dos alunos e a indisciplina no ambiente escolar que vem atrapalhando a aprendizagem efetiva.
Trabalharemos enfocando esses desafios, pois entendemos que a partir da solução e/ou minimização deles, poderemos ter uma educação de melhor qualidade e benefícios diretos aos maiores interessados, que são os alunos, com uma consequente melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade escolar.
O fato de estabelecermos como prioridade e metas a solução desses problemas, não descarta a possibilidade de ao longo do caminho outros fatos ocorrerem e precisarmos mudar nosso rumo, mesmo que temporariamente.
O Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar não deve e não pode ser visto como algo estático e imutável, muito pelo contrário, ele deve ser constantemente avaliado pelo grupo e, sempre que necessárias, novas propostas devem surgir para que seja melhorado e enriquecido, sempre pensando em atender as demandas existentes naquele determinado momento e contexto social.
Nosso grupo deverá avaliar constantemente o trabalho realizado, para ter a noção do que precisa ser mudado ou aprimorado, mas sem perder de vista os objetivos iniciais, podendo ser incluídas novas metas ao longo do processo.
Um Projeto Político Pedagógico para ser realmente eficaz e alcançar os objetivos esperados, não pode ser algo difícil de ser colocado em prática, porque senão corre o risco de ficar perdido e esquecido pelo meio do caminho.
O que almejamos para a Unidade Escolar na qual trabalhamos são metas simples, mas ao mesmo tempo sabemos que de difícil realização, porque irão depender do empenho e trabalho de muitos envolvidos.
Portanto, pretendemos partir desse simples, para irmos ao longo do tempo ampliando nossos objetivos, sempre buscando melhores resultados na formação dos educandos.
Como já foi citado, esse projeto pode sofrer alterações dependendo dos docentes e funcionários que estaremos recebendo. Ele foi montado e pensado a partir de um diagnóstico realizado com base nos últimos quatro anos, como também no histórico da Unidade Escolar.
Todos os anos a equipe escolar sofre algumas alterações, novos atores irão interferir de maneira diferenciada no processo educacional estabelecido na Unidade Escolar, trazendo não apenas os seus conhecimentos, como também sua história de vida e suas diversas experiências.
Esse é um diferencial de trabalharmos na Educação Pública, as pessoas não são sempre as mesmas, muitos chegam com novas idéias e grandes sugestões para melhoria do trabalho já existente, por outro lado, outros não se agregam nesse processo e acabam não ficando conosco. Mas é sempre extremamente rica essa troca que ocorre entre os diferentes, podemos aprender muito e melhorarmos sempre. A prática cotidiana tende a ser enriquecida a partir de novas idéias, que chegam para serem somadas ao trabalho que já está sendo desenvolvido.


Gestão de Resultados Educacionais


Avaliação do Trabalho Desenvolvido pela Escola


Avaliar é um momento de extrema importância dentro de qualquer processo educacional. Através de uma avaliação bem pensada e realizada com base nos dados fornecidos pelos diversos envolvidos, podemos corrigir os rumos e traçar novos planos de ação.
A avaliação se dará de maneira constante e em momentos específicos. De maneira constante ela irá ocorrer no cotidiano da escola, através de conversas informais nos vários momentos existentes no interior da Unidade Escolar. Já especificamente poderá acontecer nas Reuniões de ATPC e em outras marcadas para esse fim.
É muito importante que aconteçam esses momentos para se avaliar o que está sendo feito. Momentos esses que não podem ficar restritos à equipe gestora, mas devem ter participação dos diversos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Através de conversas e dinâmicas propostas para esse fim, poderemos pensar e repensar sobre a prática que vem sendo realizada na escola.
Sempre é importante que possamos parar e refletir sobre nossa prática, se esse pensar pode ser feito dentro de um coletivo, melhor ainda, torna o momento mais rico e produtivo.
A escola não pode ser concebida de um ponto de vista individualizado. Direção, coordenação, professores, funcionários, pais, alunos e comunidade; devem estar envolvidos nesse processo de avaliar as ações que estão sendo realizadas.
No coletivo trabalhamos mais e melhor, pois todos estão buscando um mesmo objetivo, que é o de uma educação de qualidade para nossos alunos, sendo assim, somando forças atingiremos mais rapidamente nossas metas.
Portanto, tão importante quanto diagnosticar o problema e colocar em prática as ações selecionadas para resolver a problemática, será o momento de avaliar o que foi feito e planejar ações futuras.
Outro ponto importante é a auto-avaliação que deve ser pensada pela equipe gestora que apresentará maneiras de estimular os professores a realizá-la.
Na maioria das vezes é mais fácil para o professor avaliar o que está certo ou errado no seu entorno ou em seus alunos, mas não tem o costume de avaliar aquilo que ele próprio faz, na correria diária não se tem o hábito de pensar sobre as suas realizações.
Enfim, avaliar é necessário e importante para o enriquecimento da nossa prática cotidiana dentro do processo educacional.
A escola deve incentivar e propiciar momentos específicos para que essa avaliação seja realizada de maneira produtiva e sirva de fato para os fins a que se destina.
A avaliação assim estará melhorando a convivência entre todos os envolvidos e buscando meios para se obter uma educação eficaz e de qualidade, nunca perdendo de vista o nosso objetivo maior que é a formação integral de nosso alunado.
Os profissionais devem estar desprovidos de vaidades e interesses pessoais, para que possam se preocupar apenas com o que é melhor para a escola e para o educando. Teremos que trabalhar para que se conscientize que qualquer crítica não é pessoal, mas sim em benefício do grupo.


Escola de Tempo Integral


A Escola de Tempo Integral vem contribuindo para uma mudança em toda a comunidade. Estamos buscando uma formação completa de nossos educandos e percebemos que os mesmos levam para casa essas idéias.
Desenvolvemos um trabalho que vem sendo concretizado na formação de uma educação integral de qualidade. Nossa preocupação é também com a formação dos professores através da interferência dos gestores na atuação de todos, tendo como foco a melhoria do processo de aprendizagem.
Enfatizamos o protagonismo juvenil com o auxílio do “Game SuperaAção Jovem”, programa do Instituto Ayrton Senna, que completa o desenvolvimento do educando na sua formação como cidadão participante e atuante.
Nosso principal objetivo é promover o contato direto dos pais com os filhos no ambiente escolar, demonstrando através de ações diversificadas a importância do conjunto família-escola, no desenvolvimento de um jovem dinâmico e participativo, que possa efetivamente atuar no imenso desafio de fazer nosso país, mais rico, mais justo, mais solidário e com menos desigualdades.
Com a proposta da Escola de Tempo Integral em se ter os alunos por um maior período de permanência na unidade escolar, possibilita uma série de ações que geram resultados positivos, principalmente no desenvolvimento das áreas de leitura e escrita e também alguns avanços de aprendizagem em termos lógicos matemáticos.


Gestão Participativa


Numa Instituição de Ensino se uma engrenagem “emperra” há falha no resultado final, que no nosso caso seria o processo de ensino-aprendizagem. A maneira mais sensata que temos para comprovar que há participação sistemática e organizada de todos os envolvidos é o fato de todos os nossos projetos, do mais simples, realizado em sala de aula, passando por aqueles realizados nas dependências externas da Escola e os que foram executados fora do ambiente escolar (trabalho de campo) ter sido um sucesso.
Visando preparar esse aluno para a Vida, trabalhamos com vários projetos que envolvem o conceito de cidadania.
Toda e qualquer informação que promova a socialização e o melhor rendimento escolar são amplamente divulgadas ao corpo docente através de comunicados e aos alunos através do quadro de avisos. Nessas divulgações incluem-se: capacitações, cursos, videoconferências, ENEM, concursos.
Idas ao cinema, museus, passeios ecológicos, desfile cívico são atividades constantemente incentivadas com a intenção de explorar a realidade que extrapola os muros da escola.
A escola promove com frequência a divulgação da legislação educacional. Contamos com a parceria de uma APM ativa e extremamente envolvida com o projeto pedagógico da escola. Algumas atividades realizadas pela APM têm como objetivo maior angariar fundos que são destinados à compra de materiais que incrementem o processo de ensino-aprendizagem, pois seu objetivo prioritário, bem como da equipe escolar, é o aluno.


Gestão Pedagógica


Os professores fazem uso de todas as possibilidades pedagógicas que a escola oferece, a saber: sala de leitura, laboratório de ciências, salão de eventos, sala de informática, sala de expressão corporal, sala de vídeo e sala de educação física.
Há o hábito de compartilhar informações entre professores de uma mesma classe, de maneira tal que as dificuldades apresentadas em uma disciplina específica possam ser minimizadas pelo auxílio dos projetos interdisciplinares. A análise e o acompanhamento das atividades desenvolvidas garantem a articulação das ações com a proposta pedagógica da escola.
Todas as atividades têm o compromisso de criar uma educação integral, envolvendo as famílias e a comunidade, criando vínculos entre os alunos, professores e as famílias.


Gestão de Pessoas


Buscamos colocar em evidência as qualidades daqueles que se empenham e, indiretamente, incentivamos a participação dos mais resistentes.
Durante as ATPC focamos a preocupação com a integração entre os profissionais, para tanto constantemente fazemos dinâmicas que possibilitem o trabalho cooperativo mostrando que sem a parte, o todo não funciona. Visamos também a atualização dos professores e, uma das formas que encontramos para solucionar esse problema, foi através dos professores multiplicadores, que fazem cursos e capacitações transmitindo posteriormente os conhecimentos aos seus colegas.
Os responsáveis pelo aluno são convidados a participar de atividades comemorativas, durante as quais os alunos apresentam o trabalho desenvolvido para tal ocasião.
Nas ATPC aproveitamos para promover dinâmicas de relaxamento ou que auxiliam no processo de estresse a que o professor é submetido constantemente, o que tem favorecido muito na administração dos conflitos desse profissional.
No meio do ano, fazemos um replanejamento com o intuito de corrigir os desvios ocorridos no primeiro semestre. Na oportunidade são ouvidos os professores e os funcionários, da área administrativa e operacional, todos os problemas ocorridos são analisados e ações conjuntas elaboradas.
Toda ação desenvolvida pelos professores é valorizada e amplamente divulgada com o intuito de premiar as boas e funcionais ideias.
A preocupação com a higiene e o preparo de um ambiente claro, arejado e alegre são uma constante nas diretrizes da escola.


Gestão de Serviços de Apoio, Recursos Físicos e Financeiros


Todos os profissionais que lidam diretamente com os alunos fazem uso frequente dos vários ambientes escolares e dos materiais disponíveis, raramente as instalações permanecem fechadas ou vazias.
O atendimento ao público é realizado de maneira eficaz e constante, sendo todo e qualquer documento fornecido gratuitamente.
O patrimônio escolar recebe uma atenção especial quanto à conservação e manutenção e a prestação de contas é realizada através da APM, com aprovação do Conselho de Escola, sendo a divulgação realizada através dos quadros de aviso e ficando os documentos a disposição da comunidade escolar.

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