sábado, 14 de junho de 2014

Plano Gestão 2011-2014 (Parte IV)

OBJETIVOS DA ESCOLA


O Projeto Político Pedagógico elaborado para a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, tem como objetivo principal trabalhar a capacitação em serviço do professor, para que possa melhorar o seu desempenho junto aos alunos.
Queremos que nosso aluno tenha uma educação integral, que ao sair da escola esteja apto a enfrentar as diversas situações que possam aparecer no seu cotidiano.
Para que ele possa de fato encarar essas várias situações cotidianas precisa de uma educação de qualidade, que para acontecer precisa de um profissional capacitado e interessado na sua aprendizagem.
Além de um bom profissional, também prevemos no projeto a maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos.
É de extrema importância que o aluno sinta sua família integrada no ambiente escolar, pois sentirá maior segurança ao ser apoiado por seus familiares.
Para a realização do diagnóstico utilizamos dados do SARESP e os problemas enfrentados pela Unidade Escolar no decorrer dos últimos quatro anos.
As ações estão previstas para iniciarem durante o ano letivo de 2011; nas reuniões de ATPC, em reuniões específicas e no cotidiano do trabalho escolar; além das novas idéias que poderão surgir durante o processo.
Queremos chegar ao final de 2011 com uma avaliação positiva de todo o processo educacional, percebendo a real aprendizagem de nossos alunos e com uma escola mais integrada, unida e interessada na educação integral dos seus vários educandos.
Como nos fala o Professor José Claudinei Lombardi em seu texto “A importância da abordagem histórica da gestão educacional”, nosso objetivo é o de construir outra escola, que seja um instrumento de construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Esse é um grande desafio que se coloca aos gestores. Desafio que é ao mesmo tempo político e pedagógico, que se assumido verdadeiramente, permitirá que se concretize toda a relevância do papel do gestor escolar.
A realidade de nossos alunos reflete fielmente a situação das periferias menos favorecidas do país. São crianças e adolescentes vivendo em famílias desestruturadas, com pais que trabalham o dia todo fora, que têm pouco contato com livros e cultura. Muitos desses alunos convivem com situações de alcoolismo e drogas em casa.
Outros, na adolescência, trazem para a escola os problemas contemporâneos típicos dessa fase: gravidez, drogas, dúvidas em relação à sexualidade.
Em relação aos adultos, os problemas giram em torno do restrito mercado de trabalho na cidade. Alguns voltam aos bancos escolares depois de muitos anos sem estudar, por uma exigência dos patrões ou por sonharem com uma vida melhor, que muitas vezes conseguem prestando um concurso público.
Sempre respeitando o conhecimento prévio dos alunos, norteamos nosso Projeto Pedagógico pelas reais necessidades deles. Nosso planejamento prioriza os conteúdos que possam suprir os problemas em relação à auto-estima, à sexualidade e ao exercício da cidadania para a vida fora da escola.
A principal característica de nossa identidade educacional é proporcionar um espaço propício ao desenvolvimento de ensino-aprendizagem, onde o aluno seja o protagonista desse processo. Autonomia é a nossa linha mestra. Um conhecimento que faça sentido a esse aluno para que ele procure a escola como aliada e não como um lugar que se sinta obrigado a frequentar.

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