sábado, 14 de junho de 2014

Planejamento das reuniões de ATPC

Proposta de Trabalho Pedagógico para as Reuniões de ATPC


  • Justificativa

Pretendendo atender as normas e regulamentações das resoluções e legislações vigentes que subsidiam o trabalho do professor coordenador, acreditamos ser necessário atender as práticas estabelecidas pela SEE, uma vez que sem elas, ficariam demasiadamente enfraquecidas as relações entre os diversos membros que participam das etapas educacionais, bem como todo o processo ensino-aprendizagem.


  • Objetivos Gerais


Podemos elencar como tópicos comuns a todos os segmentos a serem trabalhados nos horários de trabalho pedagógico coletivo, as seguintes ações:
  • utilizar as reuniões como espaço de formação continuada dos educadores, propulsor de momentos privilegiados de estudos, discussão e reflexão do currículo e melhoria da prática de ensino;
  • coletivamente, estimular a discussão que leve ao acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica da escola e do desempenho escolar dos alunos;
  • socializar informações de caráter pedagógico que são de interesse do corpo docente e que venham ao encontro de sua formação, através de cursos, orientações técnicas e demais eventos que os enriqueçam profissionalmente;
  • organizar eventos, projetos e atividades coletivas que tenham relação com o desenvolvimento cognitivo do corpo discente e que estejam previamente estipulados nos planejamentos anuais;
  • avaliar continuamente as ações desenvolvidas pela escola, pelo grupo e de cada professor individualmente para que se possa replanejar sempre que necessário;
  • de forma conjunta, analisar os conteúdos dos recursos disponibilizados pela SEE de cada disciplina – Livros didáticos, Paradidáticos e principalmente os Cadernos do Aluno.


  • Objetivos Específicos - Ensino Fundamental 


  • planejar junto ao corpo docente as ações para o ano letivo vigente, interligando as atividades do currículo básico com as oficinas da ETI;
  • fornecer subsídios que auxiliem os professores nos trabalhos de leitura e escrita contextualizados nas diferentes áreas do conhecimento;
  • focar as prioridades e metas previstas para o Ensino Fundamental I e II nas avaliações internas e externas;
  • analisar os resultados juntos aos professores, buscando formas de representações gráficas. Deste modo, tendo uma visão mais clara, é possível a tomada de decisões em grupo a fim de minimizar os problemas notados;
  • orientações técnicas com socialização dos resultados obtidos durante a semana, bem como as ações desenvolvidas nela, nas aulas que englobam o projeto Game “SuperAção Jovem” do Instituto Ayrton Senna.


  • Objetivos Específicos - Ensino Médio

  • compartilhar informações sobre as etapas de desenvolvimento cognitivo dos alunos no que se refere à compreensão da leitura, capacidade em escrita e lógica-matemática;
  • desenvolver momentos de estudo, valendo-se dos diferentes autores e pedagogos que através de seus textos reflexivos geram discussões enriquecedoras, auxiliando na condução dos trabalhos em sala de aula com jovens e adultos;
  • utilizar estratégias, recursos e dinâmicas que possam ser realizadas durante as reuniões a fim de contribuir para a formação docente;
  • focar as prioridades e metas previstas para o ensino médio nas avaliações internas e externas;
  • elaborar estratégias para estimular os alunos e capacitá-los cada vez mais a obterem resultados positivos nos diversos processos seletivos de cursos superiores, técnicos e ENEM.


  • Desenvolvimento das Reuniões

Para que transcorra de modo eficiente, agradável e produtivo, é necessário que ocorra a escolha de um local apropriado à pauta, como a sala de leitura, salão de eventos, ou outro espaço físico adequado e solicitado a um dos membros participantes para que registre os temas debatidos. Durante o tempo previsto para o encontro cada professor é instigado a apresentar seus pontos de vista e opinar quanto aos assuntos para que se possa deliberar sobre as decisões que, preferencialmente, devem ser coletivas. A pauta e a coleta de assinaturas é feita ao final de cada reunião.


TEMÁRIO DAS ATPC


  1. Revisão coletiva do Projeto Político Pedagógico, impulsionando o trabalho em equipe na avaliação diagnóstica e no planejamento de ações que possibilitem apontamento de ajustes necessários, com o intuito de amenizar ou solucionar questões que impedem o sucesso da aprendizagem, verificando durante o trajeto as reais necessidades de mudança de rumo;
  2. Estudo sobre o Currículo - objetivos e princípios orientadores: a escola que também aprende, o currículo como espaço de cultura, as competências como referência, prioridade para competência da leitura e da escrita e articulação das competências para aprender. Reflexão sobre os pontos que marcam um currículo que atenda às necessidades do mundo atual;
  3. Auto Avaliação Institucional tem por objetivo estimular a melhoria dos processos de gestão, em busca de um objetivo maior garantindo uma educação de qualidade, identificando os instrumentos necessários para assegurar o sucesso da aprendizagem e uma gestão democrática atuando de acordo com as cinco dimensões: 1.Gestão Pedagógica, 2.Gestão de Resultados Educacionais,3. Gestão Participativa,4. Gestão de Pessoas e 5.Gestão de Serviços e Recursos;
  4. Levantamento das causas e busca de soluções para combater a evasão escolar, com acompanhamento da frequência dos alunos junto aos docentes;
  5. Estudo de textos que tratem da relação professor/aluno, indisciplina, motivação, comportamento e outros aspectos referentes aos quatro pilares da educação do relatório da UNESCO que trata da formação íntegra do educando;
  6. Leitura e reflexão da Legislação: Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN- EF/EM), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN- EF/EM) e ainda Leis, Decretos, Resoluções e Comunicados que esclareçam sobre a vida profissional como também assuntos relativos ao planejamento, execução e avaliação da aprendizagem;
  7. Reflexão e análise de resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo, realizadas no 1º e 2º semestres, de avaliações internas e externas buscando nortear o trabalho docente, para se obter um avanço significativo na aprendizagem através de uma didática adequada. Instituir a prática reflexiva com professores (ação-reflexão-ação);
  8. Reflexão e análise dos resultados do SARESP, questões selecionadas e níveis de proficiências da avaliação externa, para que sejam realizados reajustes necessários a fim de atingir as metas desejadas para a escola, assegurando assim uma educação de qualidade a todos os alunos;
  9. Estudo de fundamentos teórico-metodológicos sobre sequência didática, competências, habilidades, contextualização, inter/transdisciplinaridade, novas tecnologias e avaliação; temas que devem ser compreendidos para que a elaboração do Projeto Político Pedagógico e sua execução, assim como o currículo, estejam a favor da transformação da informação em conhecimento, produzindo a aprendizagem, resultando em competência, onde o aluno propõe articulações de forma coerente em diferentes contextos para soluções de situações problemas; autonomia para gerenciar a própria aprendizagem;
  10. Incentivar o gerenciamento da formação continuada docente, de aprendizagem contínua, da capacitação em serviço visando o aprimoramento do trabalho pedagógico;
  11. Socialização das experiências bem sucedidas vivenciadas em sala de aula que eventualmente possam alavancar as práticas pedagógicas docentes, incitando assim a criatividade;
  12. Seguindo a concepção de agente multiplicador das Orientações Técnicas (OTs), a coordenação traz as informações e capacitações realizadas na D.E. dos temas propostos em sua pauta como Inclusão, Utilização das TICs, dentre outros;
  13. Usar o espaço de formação como momento de continuidade do planejamento escolar e elaboração dos planos de aula, bem como os necessários replanejamentos;
  14. Organizar coletivamente os eventos previstos em calendário e que componham o quadro de datas comemorativas. Nestes instantes, fazem parte as articulações para realização dos projetos inseridos no P.P.P. da U.E. como o “Mais Educação” e o “PDE Escola” que culmina com a Feira Literária(FLITT);
  15. Utilização de filmes e documentários com embasamento pedagógico que proporcionam momentos de reflexão e debates entre os professores;
  16. Conforme prática adotada pela Diretoria Regional de Santos em suas reuniões e sugerida sua multiplicação nas diversas UEs, a incorporação da Leitura dos Textos Literários durante nossos encontros pedagógicos vem contribuir para ampliação do repertório linguístico literário dos profissionais, fomentando o repasse da referida prática aos discentes.


CRONOGRAMA DAS ATPC



De modo geral, alguns temas possuem a necessidade de constante retomada em função das demandas apresentadas pela dinâmica do cotidiano escolar ou pela relevância na formação continuada docente, como são os casos: “Relação professor/aluno, indisciplina, motivação e comportamento”, “Estudo sobre o currículo - objetivos e princípios orientadores”, “Levantamento das causas e busca de soluções para combater a evasão escolar, com acompanhamento da frequência dos alunos”, “Estudo de fundamentos teóricos metodológicos sobre sequência didática, competências, habilidades, contextualização, inter/transdisciplinaridade e avaliação”, “Leitura de textos literários”, “Utilização de filmes com embasamento pedagógico” e “Socialização das experiências bem sucedidas vivenciadas ou adquiridas em OTs pela Diretoria de Ensino”.
Em outros casos, nos momentos em que as reuniões requerem ações mais pontuais, as temáticas são organizadas para que tais discussões ocorram bimestramente, como segue:

  • 1º Bimestre
  • Projeto Político Pedagógico;
  • Reflexão e análise da Avaliação da Aprendizagem em Processo e planejamento;
  • Organização da atividade “Um dia na escola do meu filho”;
  • Estudo de fundamentos teórico-metodológicos sobre Didática e Postura do Professor em sala de aula;
  • Estudo do EMAI e Ler e Escrever – Ciclo Intermediário (4º e 5º ano).

  • 2º Bimestre
  • Organizar coletivamente o evento: Festa Junina;
  • OBMEP;
  • Olimpíada de Língua Portuguesa;
  • Estudo sobre a importância da avaliação na aprendizagem;
  • Organização das atividades a serem desenvolvidas com o tema: “Copa do Mundo de 2014”;
  • Elaboração dos simulados do SARESP e ENEM.

  • 3º Bimestre
  • Reflexão e análise da Avaliação da Aprendizagem em Processo e replanejamento;
  • Organização da atividade “Um dia na escola do meu filho”;
  • Reflexão e análise dos resultados do SARESP;
  • Organizar coletivamente os eventos: Desfile Cívico e Folclore;
  • Elaboração dos simulados do SARESP e ENEM.

  • 4º Bimestre
  • Reflexão e análise de resultados finais de avaliações internas;
  • Leitura e reflexão da Legislação;
  • Organizar coletivamente os eventos: Consciência Negra e Feira Literária.

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