sábado, 14 de junho de 2014

Plano Gestão 2011-2014 (Parte VI)

PLANOS DE TRABALHO DOS DIFERENTES NÚCLEOS


a) Núcleo de Direção


O ensino deve ser reconhecido como um processo pelo qual os seres humanos possam desenvolver plenamente suas potencialidades, de maneira eficiente e significativa, onde o erro possa ser considerado construtivo e seja encarado como um início da aprendizagem.
A escola deve ajudar o aluno a ter uma atitude que busque o seu crescimento pessoal, motivando-o para uma aprendizagem construtiva, participativa, crítica e integrada.
Uma das metas da direção é implantar o trabalho coletivo na escola, com a participação de todos os segmentos nas decisões a serem tomadas. Para que haja um envolvimento de todos é necessário que as pessoas se sintam participantes e atuem nas transformações.
Incentivar o desenvolvimento de projetos variados, pesquisas e troca de experiências é uma das principais metas da direção.


b) Núcleo Técnico Pedagógico


A escola tem como dever formar um cidadão conhecedor de seus direitos e deveres e que possa ser útil para a sociedade.
O núcleo técnico pedagógico terá como principal meta auxiliar os professores no desenvolvimento de projetos educacionais e trabalhar para a formação do professor em serviço, auxiliando-o em seus estudos e produções.


c) Núcleo Administrativo


O núcleo administrativo terá a função de dar apoio ao processo educacional, auxiliando a direção nas atividades relativas à documentação e escrituração escolar e de pessoal, organização e atualização dos arquivos, expedição, registro e controle de expedientes, registro e controle de bens patrimoniais, bem como de aquisição e conservação de materiais e de gêneros alimentícios, registros e controle de recursos financeiros.


d) Núcleo Operacional


O núcleo operacional terá a função de proporcionar apoio ao conjunto de ações complementares de natureza administrativa e curricular, relativa às atividades de atendimento de alunos, vigilância e zeladoria, limpeza, manutenção e conservação da área interna do prédio escolar, controle, manutenção e conservação de mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos, controle, conservação e preparo da merenda escolar.


AVALIAÇÃO


A avaliação, se feita de maneira correta, pode ser um importante instrumento para nos auxiliar na compreensão das causas e dos processos, além dos resultados.
Ela nos mostra caminhos para a correção de rumos e como caminhar no sentido correto, buscando uma melhoria na qualidade da escola. Muitas vezes a avaliação é usada de maneira equivocada, como instrumento de controle, contribuindo para a exclusão e seleção dos alunos.
Avaliar é necessário e faz parte de todo processo educacional, as avaliações servem para a correção de rumos e o replanejamento.
Partindo desse princípio, o SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, a Prova Brasil, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, além de oferecerem indicadores para a melhoria das políticas públicas em educação, são auxiliares na melhoria das práticas escolares.
Já o SARESP, Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, avalia todas as escolas da Rede Estadual sendo, portanto, censitário.
O SARESP tem como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, e conta com matriz própria de referência. Ele incorpora a matriz do SAEB e da Prova Brasil, tendo como objetivo o diagnóstico da Rede Estadual de Educação, pretendendo subsidiar o Estado e as escolas, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
O Estado de São Paulo tem também o seu próprio Índice de Desenvolvimento da Educação, o IDESP, que sintetiza o desempenho dos alunos no SARESP e o fluxo escolar, estabelecendo metas de melhoria do ensino para cada Unidade Escolar.
O que se percebe, na escola, é que quando o SARESP passou a ter matrizes próprias de avaliação que retratam os conhecimentos ensinados e aprendidos no Currículo Oficial de São Paulo, a “ansiedade” em relação aos conteúdos e aos quesitos que são avaliados pelas avaliações externas diminuiu muito, esse novo modelo de SARESP garantiu maior segurança aos professores sobre o quê e como ensinar.
Portanto, na atualidade, com a implantação do currículo e a reestruturação das Propostas Pedagógicas das escolas, definindo o que se espera dos alunos, as avaliações tendem, cada vez mais, a serem vistas como algo que faz parte do processo. Sendo que internamente, as Reuniões de ATPC e de Conselho de Classe, são importantes espaços para discutir o trabalho pedagógico da Unidade Escolar e do desenvolvimento de cada aluno em particular.
A avaliação é um processo global, contínuo e sistemático, legítimo e participativo, que visa a melhoria da qualidade da instituição escolar. É importante que haja uma reflexão sobre os resultados da avaliação, pois essa reflexão irá proporcionar o replanejamento das atividades.


APM

PLANO DE TRABALHO DA DIRETORIA EXECUTIVA


A Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, tem como meta principal de trabalho auxiliar no processo educacional e dar assistência no que se refere à parte pedagógica, para melhoria da qualidade de ensino e da formação de nossos alunos, conservação e manutenção do prédio e equipamentos da escola.
Para que o processo educacional obtenha êxito, serão adquiridos os materiais que se fizerem necessários.
A Associação de Pais e Mestres priorizou para aplicação dos recursos financeiros: manutenção dos ventiladores, das redes elétrica e hidráulica, colocação de portas nos banheiros dos alunos e conserto dos aparelhos de som.
Serão elaboradas atividades culturais, esportivas e de lazer, como: ação entre amigos para montar cesta de chocolate para a Páscoa, venda de materiais recicláveis, sessão de cinema, tarde do sorvete, noite do cachorro quente, festa junina, festa do folclore, festa das nações, noite da pizza, desfile cívico, semana da criança, semana da consciência negra e festa de encerramento do ano letivo.

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