sábado, 14 de junho de 2014

Projetos 2014


  • AGENDA COMEMORATIVA – Atividades com objetivos voltados para a aprendizagem coletiva e enriquecimento do saber;
  • CULTURA É CURRÍCULO – O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino. O Programa Cultura é Currículo é composto por três projetos: “Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola”, “Escola em Cena” e “O Cinema Vai à Escola”;
  • DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL – O projeto dá ênfase às diversidades em geral, especialmente a étnico racial e a Cultura Africana (Lei 10.639/03) e Indígenas (Lei 11.645/08);
  • MAIS EDUCAÇÃO – O Programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como uma estratégia do Governo Federal para ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, promovendo a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar. O debate acerca da educação Integral precisa mobilizar toda a escola, mesmo os professores e profissionais que não têm envolvimento direto com Programa Mais Educação. Para um bom desenvolvimento do Programa é imprescindível que a escola tenha um comitê local ativo, que realize reuniões semanalmente, apoie o coordenador, auxilie na escolha dos voluntários (monitores), na indicação dos alunos participantes, na estruturação das atividades, analise e avalie o espaço escolar, as salas que podem ser remanejadas, readaptadas, pense numa reengenharia do  espaço escolar, conheça o entorno, as áreas disponíveis, possíveis parceiros (clubes, sala de leitura, ONG), destacando a importância de valorizar o comércio e a mão de obra local, aumentando a integração entre escola e comunidade na formação de nossos jovens. Os alunos do Programa Mais Educação terão oportunidade de visitar espaços educativos fora da escola, que enriquecerão e contemplarão as aulas. Para isso, todas as visitas deverão estar em consonância com o plano de atividades da escola;
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – Projeto que visa estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, contribuindo para a melhoria da Educação Básica, buscando identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
  • PDE ESCOLA (FEIRA LITERÁRIA) – É um programa do Governo Federal que repassa aos Estados e Municípios verbas destinadas a desenvolver projetos que visam o desenvolvimento do aprendizado dos alunos. Por meio de uma coleta de dados se tem um “Raio X” da escola onde é possível observar os pontos com deficiência da unidade escolar. No nosso caso, percebemos dificuldades no setor de leitura e escrita e necessidade de humanizar alguns ambientes. Propomos, então, restaurar banheiros, pátios e ambientes de leitura. Para as dificuldades no setor da leitura e escrita foi criada a Feira Literária do Tancredo (FLITT) que ocorrerá ao final do ano onde os alunos irão expor as suas produções escritas ao longo do ano;
  • PROJETO ACOLHIMENTO – Realizado sempre no início do ano letivo, onde se trabalha a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento com atividades diversificadas;
  • PROJETO SALA DE LEITURAEste projeto pretende incentivar o prazer da leitura através da frequência do aluno à sala de leitura. Pretende possibilitar o acesso de todos os alunos aos gêneros literários a sua escolha, favorecendo assim a sua autonomia; estimular o desejo de novas leituras, valorizando autores e suas obras literárias; possibilitar a vivência de emoções, o exercício da imaginação e criatividade, através da contação de histórias, proporcionando através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais;
  • RESGATANDO VALORES – A necessidade deste projeto decorre da urgência de melhorar a socialização dos alunos em vista da indisciplina presente no ambiente escolar. O objetivo geral do projeto é contribuir na formação de crianças e adolescentes na busca e na defesa constante dos valores sociais já esquecidos por grande parte de nossas famílias e que muitas vezes geram a indisciplina escolar;
  • SUPERAÇÃO JOVEM – Nesta parceria com o Instituto Airton Senna buscamos formar jovens protagonistas nos estudos e também no desenvolvimento de uma comunidade consciente e participativa, na busca de melhorias e transformações para a construção de um mundo de pessoas que trabalhem para um bem comum;
  • PROJETO JORNAL OFFLINE - É um projeto que surgiu da mobilização dos alunos durante o ano de 2012 e 2013, tendo continuidade com os alunos em  2014,  os mesmos receberão orientações sobre diagramação e técnicas de jornal;
  • OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos. Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

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